FALE COMIGO



O SLOGAN DO ESPAÇO RECRIE-SE
"RECONHEÇA-SE COMO CRIADOR DE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA RECRIAR EM SUA VIDA"


Espelho, espelho meu...



Julgamos a tudo e a todos o tempo todo, sem nos darmos conta de que estamos julgando a nós mesmos. Com tal discriminação sofremos  desequilíbrios em nossas vidas.

Quando agimos discriminando ou julgando as pessoas, por não acreditarem ou viverem de acordo com o que acreditamos ser certo para nós, nossa mente julgadora entra em ação, causando muitas inimizades, confusões e separações, afinal somos diferentes, e diferenças existem em cada um.

Será que existe mesmo o certo e o errado?
Será que estou certo e o outro esta errado?
Será que o motivo do meu sofrimento, são as outras pessoas que  estão contra mim ou não me entendem?

Você pode dizer: eu tenho feito tudo certo, se não fosse o outro me incomodar com suas atitudes contrárias às minhas eu seria feliz, a minha vida daria certo. Será mesmo?
Ao agirmos julgando como certo o que gostamos e errado o que não gostamos, definimo-nos como seres limitados, sem poder de escolha. Sequer ousamos conhecer aquilo que julgamos como errado.

Condenamos no outro algo que nos incomoda nele. Não aceitamos e nem entendemos. Exigimos que o outro seja como nós somos.

Os outros são nossos espelhos. Mostram como somos em nossa vida. Apenas estamos recebendo o que damos aos outros e ao mundo.
Se você é pai ou mãe, vai entender melhor ainda. Olhe para seu filho, ele reflete o que você é, as tuas atitudes... sejam elas boas ou más.

Você poderá mudar de emprego, casar, descasar, trocar de sócios, entre outras situações, mas se não resolver  o que  causa o conflito, de nada vai adiantar.
Não esta fora o problema, e sim dentro de cada um de nós.

Olhe para os governos do mundo. As pessoas vivem esperando por melhores governantes, mas eles não irão resolver seus problemas. O que vai resolver é a atitude de cada um em fazer o melhor por si mesmo e não julgar e culpar os outros. Resolver-se internamente, esta é a atitude que poderá mudar o mundo.

Quando percebermos as nossas projeções no mundo exterior como sendo parte de nosso interior, então encontraremos os caminhos para a auto-cura que tanto necessitamos. Nossos relacionamentos serão melhores, sem tantos encontros e desencontros. Estaremos livres de tantas doenças, trabalhos frustrantes, etc..

É claro que as pessoas tem vida própria, pois algumas pessoas das quais fazem parte de nossas vidas nos refletem coisas desagradáveis, que para outras pessoas não significam nada. Somos nós que estamos percebendo nelas as nossas próprias projeções.
Quando resolvemos purificar esses sentimentos e mudamos esta forma de pensar, mudamos e consequentemente como mágica, as pessoas e seus “defeitos” não nos atingem mais.

Todos! As pessoas, os vizinhos, nosso bairro, nossa cidade, o país e o mundo em que vivemos só refletem o que existe dentro de nós.

Se algo te incomoda em alguma pessoa, tenha a certeza de que antes isso existe dentro de você. Seja um confilto que precisa ser resolvido, uma fraqueza...  algo em você precisa ser analizado e visto conscientemente. Ao resolver, esta pessoa não mais terá tantos defeitos quanto parece!
O discernimento a partir de uma posição equilibrada, é o que importa em nossa vida.
Julgar sem pensar sobre as causas e os porquês do outro agir como age, ou pelo simples hábito de fazê-lo. Julgar a partir de nossas crenças, educação ou da cultura, sem um conhecimento mais aprofundado das verdadeiras causas e do próprio histórico espiritual de cada ser humano, afastanos cada vez mais de qualquer solução, mantendo-nos presos na limitação, o que leva ao sofrimento.

A partir de um ponto de vista mais elevado, tudo está certo! Tudo é bom e tem um motivo para existir. Nesta grande e perfeita engrenagem cósmica, tudo tem uma razão... tudo tem um porquê. Cabe a nós escolhermos. Temos esta liberdade de escolha, estando abertos, o entendimento destas Leis facilitará o conhecimento e nos ampliará a consciência.

Porque não temos conseguido êxito em nossas vidas?

As pessoas desejam muitas coisas em suas vidas. Tem muitos sonhos e ideais, que parecem ser impossíveis de se realizar, por mais que se esforcem.
Culpamos os outros... culpamos o mundo por não conseguirmos realizar nossos desejos. Se o marido ou a esposa fosse de tal jeito, conseguiriamos. Se os filhos fossem de outro jeito... se o prefeito... se o mundo fosse do nosso jeito tudo daria certo.
Será que o nosso jeito é o melhor?
Pode ser para nós, mas não é para o outro.

Julgamos o que esta fora como sendo errado. O que não estamos percebendo e o que precisamos nos dar conta é que o que esta fora de nós só esta refeltindo o nosso interior.

As pessoas que fazem parte da minha vida, os meus vizinhos, os animais, a natureza, a lua e até o sol, absolutamente tudo está primeiro dentro de mim!
Se algo me provoca... se algo me perturba, se o outro vem a mim e algo nele “me tira do sério”... se não consigo aceitar tais traços de sua personalidade, preciso ter a consciência que ele só esta refletindo - como um espelho - o que eu tenho em mim que não está resolvido. O que vejo nele que me “machuca” e que é tão perturbador são na verdade traços de minha bagagem inconsciente dos meus desejos e medos.

Nossos assuntos mal resolvidos, nossas crenças errôneas e negativas, nossas culpas, mágoas e toda espécie de bagagem emocional recalcada, todo este lixo está em nosso inconsciente. Nossos porões estão atulhados com todo este entulho que acaba se manifestando fora de nós, fazendo parte da nosa realidade. Nosso comportamento é que vai revelar, vai sinalizar o que paira nesta parte escura que jaz soterrada nas profundezas da alma.

Podemos escolher viver achando que o exterior não tem nada a ver conosco, e é o que a maioria de nós faz. Vivemos separados.
Quando despertamos deste sono, quando nossa visão se amplia e nossa consciência se abre, nosso Ser traz o Cosmos para dentro de Si. Sentimo-nos Um Com O Todo! Alcançamos um estado de Unificação, e a separatividade deixa de existir.

Nós não somos apenas o nosso corpo. Somos também tudo o que esta fora de nossos corpos. Somos todos parte de Um Grande Universo. Quando alcançamos esta consciência, a consciência da Unificação, não haverá mais separação.

Nós não somos nossos pensamentos mecanicistas e temporais. Nós não somos nossas polaridades desequilibradas. Somos seres que possuimos em estado latente a Pureza mais Alva e Luminosa! Com esta visão, tornarse-a mais fácil e menos dolorido assumir a responsabilidade de que tudo o que esta fora de nós é apenas o resultado, o reflexo... a equação resultante a nos mostrar quem somos, ou melhor “como estamos”.

Se tiver dificuldade de ver assim, se uma resistência se apresentar, e algo em você se rebelar em aceitar estes novos postulados, então apenas comece fazendo uma experiência: aja como se o exterior fosse você.

Ao ver uma pessoa que você costuma julgar, e que em teu tribunal já foi condenada e sentenciada porque você a considera errada nas coisas que faz ou como se comporta, tente agir como se você fosse essa pessoa. Simplesmente coloque-se no lugar dela. E permita-se ir mais além: seja empático e busque “sentir” como é ser esta pessoa. Porém, seja justo nesta hora. Leve em consideração tudo quanto puder sobre o passado dela, sua educação... seus pais, o ambiente em que vive ou viveu. Observe-se na pele dela... como pensa. Como elabora e toma suas decisões? E no que se baseia quando decide e faz as coisas acontecerem? Veja-se exatamente fazendo aquilo “que tanto te deixa p. da vida” – Busque sentir o que move esta pessoa a ser do jeito que é.

Permitindo-se fazer este exercício, você vai perceber que não existe certo ou errado, tudo é como tem que ser. Que tudo simplesmente É! Ao realizar tal meditação começamos a entender que as pessoas “sempre fazem o melhor que podem” dentro de suas realidades.
Neste nível, você pára com os julgamentos. Passa a criar harmonia com tudo e todos ao teu redor. Aumenta o poder de aceitação e também de “auto-aceitação”.  Sem julgamentos cada um vive do jeito que é, você passa a amar e aceitar cada um como é, simples assim.

Este é um exercício que faz com que você observe a si mesmo. Esta prática começa a produzir uma maior sensibilidade com relação aqueles que “nos deixam fulos da vida”.
Creio que todos estamos sendo convidados a um novo e poderoso modelo de consciência!
Um modelo que pretende mudar o mundo a partir da mudança interna. Um novo formato de auto-desenvolvimento que tenho inclusive usado com meus clientes. Temos tido a oportunidade de conhecer técnicas poderosas e bastante contemporâneas de processamento de consciência. Técnicas estas que estão fazendo convergir tanto a ciência de uma psicologia já consciente e madura àcerca do poder Criador do Espírito, quanto novos conceitos de espiritualidade, que estão devolvendo ao Ser seu poder e também a responsablidade total sobre sua experiência. Tal fusão, entre ciência e Espiritualidade estão demonstrando verdadeiramente o começo de uma nova era para o despertar da consciência.

Através da mudança interior, abrem-se os caminhos para que se manifestem as mudanças exteriores que você tanto tem buscado.
Crie e cultive um jardim florido dentro de si e verá quantas flores começarão a aparecer em tuas experiências cotidianas.
Aja como se o exterior fosse você!

Idinéia Romitti
Terapeuta Renascedora
recriese@gmail.com










4 comentários:

Katia Campos disse...

Muito bom o seu artigo, sábias palavras. Estou aplicando esses conceitos na minha vida e ela está melhorando muito, hoje sou muito mais feliz e tenho uma vida muito harmoniosa, estou procurando ver as pessoas de uma maneira diferente da que eu via antigamente, sem críticas e sem me "achar a dona da verdade", e o bom de tudo são os benefícios que ocorre, a paz interior...
Parabéns pelo artigo, continue sempre escrevendo coisas enriquecedoras para o nosso crescimento interior.
Muito obrigada!

Anônimo disse...

Este artigo é fantasticamente maravilhoso!! Abriu meus olhos ainda mais sobre o julgamento que fazemos sobre as coisas e as pessoas. Realmente, a nossa limitação e o nosso sofrimento vêm dos julgamentos, que na verdade, são completamente desnecessários. Se entendermos a mensagem linda que a autora nos passa, seremos muito mais compreensivos e passaremos a aceitar muito melhor o que a vida nos oferece, e consequentemente, nos aceitaremos de uma maneira mais fácil.
Pra ser sincera, eu já tinha lido este artigo uma vez, mas tinha entendido completamente diferente as mensagens que ele nos passa, mas agora, compreendi muito melhor!
Obrigada pelo artigo! É magnífico! Parabéns!

Idinéia Romitti disse...

Fico feliz por ter tocado teu coração!! Sou grata!

Idinéia Romitti disse...

Gratidão kat Campos!
Que este conhecimento seja luz para seu maior despertar.
Namastê!