FALE COMIGO



O SLOGAN DO ESPAÇO RECRIE-SE
"RECONHEÇA-SE COMO CRIADOR DE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA RECRIAR EM SUA VIDA"


Tudo Sobre a Terapia do Renascimento (Rebirthing)

Tudo sobre a Terapia do Renascimento
O que seria da vida sem a respiração?
Tudo o que esta vivo respira,  nem nos damos conta desse ato tão importante em nossas vidas, a respiração. Respirar é viver. Respiração é vida.
A terapia do Renascimento conhecida como Rebirthing, nos faz lembrar da importância da respiração. Tudo o que vivemos  reflete em nossa respiração. Quando algo em nós não esta bem sentimos o peito apertado, nos sentimos sufocados, tem até quem diga: não tenho tempo para respirar, estou sem inspiração... As  tensões da vida geram tensões na respiração. Com a terapia de Renascimento desenvolvemos a consciência da nossa respiração. A respiração passa a ser fácil e relaxada, ficamos mais presentes, em estado de bem estar. Encontramos dentro de   nós através da respiração, o poder para nos auto-curarmos.
O que é  a terapia de Renascimento
O príncipio básico do Renascimento é de que tudo aquilo que nós não nos permitimos sentir ou expressar em nossas vidas, ficam presos em nossos corpos, causando assim tensões, traumas e condicionamentos, os quais nos impedem de fluirmos em nossas vidas. 

É por isso que muitas vezes quando queremos realizar algumas coisas não conseguimos. Estamos cheios de coisas velhas, geralmente do passado.
O nosso corpo  é muito sábio e criou  um espaço energético dentro de nós,  quando esta cheio não deixa entrar mais nada, dai o não conseguir realizar o novo em nossas vidas.

Desde o nosso nascimento, o trauma de nascer, o corte do cordão umbilical, o choque de temperatura, de dentro do útero aconchegante para fora num lugar frio do hospital com pessoas que nunca ouvimos suas vozes antes, ( as enfermeiras..), as agulhas que enfiam em nós, todos os procedimentos.... Na  infância,na escola o contato com os professores e colegas, entre muitos outras coisas que acontecem em nossas vidas, geram traumas e tensões das quais podem se transformar em doenças ou bloqueios em nossas vidas, nos impedindo de Ser, ficando estagnados e limitados.

A terapia de Renascimento, age como um profundo processo de limpeza e cura mental, física, emocional e espiritual. Elimina esses bloqueios e tensões, liberando-os. Traz clareza e entendimento à  nossa vida. Reaprendemos a respirar de forma relaxada e fácil. Deixamos nosso espaço interior limpo e curado,  assim podemos  fluir com a vida em toda a sua totalidade.

Este processo limpa o sistema nervoso e o sistema circulatório, nutre as células e os órgãos, equilibra e cura nossa mente, nosso corpo e o nosso espírito, integrando-os. 
Somos um Ser de Essência pura, e não somos a nossa mente que nos faz sentir emoções que despertam o medo do passado e do futuro e asim ficamos estagnados na vida. 
Com a terapia do Renascimento, o através da respiração aprendemos a ficar no presente, no aqui e agora, vivendo o momento, resignificando o medo e demais traumas. 

Benefícios do Renascimento:
  • Saúde física, mental, emocional e espiritual;
  • Melhor desempenho mental;
  • Liberação e resignificação de medos e traumas;
  • Fortalecimento do "Eu";
  • Liberação de tensão e memórias negativas;
  • Rejuvenescimento;
  • Inspiração e motivação;
  • Melhor desempenho físico;
  • Auxílio na cura de doenças físicas;
  • Ampliação do poder de respiração;
  • Viver do presente, aqui e agora.
 Os efeitos do Renascimento
Os efeitos do Renascimento são profundamente terapêuticos e diariamente presenciam-se  curas de disfunções respiratórias, stress, ansiedade, fobias, pânico, e diversos outros desequilíbrios. Mas o que é mais freqüente são os relatos de alívio, bem-estar, surgimento de compreensão, entendimento, integração, aceitação, experiências prazerosas de contato com o próprio corpo e aprofundamento em estados meditativos.
Como é feita a sessão de Renascimento
Na sessão de Renascimento explico a técnica  para que o cliente se familiarize com a  mesma, dando todo o suporte necessário, em estado de presença. O cliente deita-se num colchão, no chão, geralmente coberto, pois pode sentir frio, se sentir calor depois será descoberto. Fica com os olhos vendados ouvindo o som de  músicas suaves, próprias para esse processo terapêutico. Eu fico  sentada atrás do cliente para lhe dar o suporte e a atenção necessárias. Durante a sessão de Renascimento  não sou eu ou o cliente que dirigimos o processo, vem à tona o que esta pronto para ser liberado e curado naquela sessão.
No Renascimento a respiração é feita pela boca, a inspiração e a expiração. Também pode ser feita pelo nariz. A respiração é  profunda e relaxada, respiração sem pausa, inspira e expira conectando uma a outra. Respiração circular e conectada sem pausas.
O cliente fica o tempo todo consciente, e logo nos primeiros 4 à 5 minutos já começa a sentir sensaçoes  físicas, emocionais, mentais e espirituais, que podem ser:
Sensações físicas:
Tremores, enformigamento, frio ,calor, espasmos...
Sensações emocionais:
O cliente entra em contato com  emoções como: alegria, tristeza, raiva, medo....
Sensações mentais:
Lembranças, ou seja memórias de infância, do nascimento,....
Sensações espirituais:
Sensação de estar fora do corpo, de estar em outra epóca,...

 Tudo isso faz parte do processo da terapia do Renascimento, o importante é que o cliente continue respirando, e aconteça o que acontecer se entregue ao processo. Renascimento é uma entrega.

Toda a sessão tem um ínicio, meio e fim.
Ínicia-se respirando, e sentindo toda e qualquer sensação, prestando atençaõ no corpo, chega um momento em que o corpo já absorveu um certo quantum de energia, ar e faz seu processo por si só, e o final é o relaxamento completo, que é onde se integra tudo o que veio à tona durante a sessão de Renascimento. É de muita importância que se faça o relaxamento. Ao termino da sessão geralmente sente-se a sensação de prazer, alívio e  bem estar.
As sessões de Renascimento podem acontecer na água depois do cliente já ter passado por uma série de sessões em consultório antes.
 As sessões são feitas uma vez por semana, em média são necessárias de 12 à 15 sessões, mas tudo isso depende de cada cliente.
Essa técnica não tem contra-indicação e portanto se dirige a todos que queiram experimentar expansão, prazer e bem-estar, além de estados alterados de percepção. 
O surgimento do Renascimento, Rebirthing
O Rebirthing, conhecido no Brasil por Renascimento a terapia da respiração consciente foi desenvolvida pelo norte  americano Leonardo Orr. Ele estava tomando um banho quente,  começou a sentir aquele amolecimento que sentimos após muito tempo no calor. Leonard Orr ficou curioso para saber o que aconteceria se ficasse por mais uma hora ainda. Ficou, e após alguns minutos sua respiração começou a se alterar e passou a ter a experiência de estar revivendo seu nascimento.
Quando sua vivência terminou, estava se sentindo profundamente relaxado, tranqüilo, feliz e "renascido" - daí o nome Renascimento (Rebirthing). 

Idinéia Romitti
Terapeuta Renascedora   



9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito das explicações, em relação ao Renascimento. Tive uma experiência muito boa com essa terapia e recomendo.
Enviei um e mail, pedindo mais informações e gostaria de poder fazê-las, novamente.
Abraços

Paula Carvalho

Idinéia Romitti disse...

Que bom Paula, que gostou das explicações em relação ao Renascimento, realmente é muito bom, uam terapia que vale muito recomendar. Gratidão!!! Te retorno seu contato no e-mail. Abraços de boas vibrações!!!

Gili disse...

Obrigado pela postagem, Idinéia! Bastante didatico e esclarecedor seu texto. Conheci o Renascimento recentemente; estou participando das práticas.
Mais uma vez, gratidão.

Idinéia Romitti disse...

Gili, que bom que te ajudou sendo bem esclarecedor meu artigo.Bem vinda ao blog Recrie-se!! Namastê!

DINÂMICAS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
DINÂMICAS disse...

Quero fazer o curso, sensacional as explicações!

Unknown disse...

Obrigado amei a sua explicação.

Angela disse...

Gostaria de marcar uma sessão.

Idinéia Romitti disse...

Angela, para agendar uma sessão entre em contato pelo contato do blog. E só realizo essa terapia presencialmente onde resido em Torres, RS.