FALE COMIGO



O SLOGAN DO ESPAÇO RECRIE-SE
"RECONHEÇA-SE COMO CRIADOR DE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA RECRIAR EM SUA VIDA"


Noite da Família

Ha algum tempo atrás, li  algo sobre um pai que dizia asim: Um pai estava com seu filho que era carinhoso, educado, gentil, um relacionamento maravilhoso. Um outro pai que tinha dificuldade de relacionar-se com seu filho,  ao ver tal comportamento, se aproximou, perguntando-o: Como é que você consegue isso com seu filho? O pai disse-lhes: Meu filho era muito rebelde, agressivo, e nós não nos relacionavamos bem. Percebi que   meu filho copiava as atitudes da pessoa que ele mais amava e considerava seu ídolo. Eu o seu pai. Então decidi ser o exemplo pro meu filho e  mudei. 
Todos nó dividimos nosso dia entre muitas obrigações e responsabilidades; é trabalho, amigos, refeições, arrumar os filhos para a escola, ir ao supermercado, reuniões, viagens, etc. São tantas as prioridades,  não  consegue-se colocar a família em primeiro lugar, não se tem tempo. A falta de tempo, e toda a mídia que diz para deixar a família em último plano. Entende-se que é preciso ter e não ser.

Lembro-me de não saber como agir com meus filhos, em determinadas épocas da vida. Parecia ter se invertido os papéis, eles  queriam ensinar-me,  exigiam, usavam de chantagens emocionais, e todo aquele blá blá blá que os pais sabem que os filhos fazem. Não fazem por mal, fazem por que  nós pais  os deixamos, por pena, ou por que são pequenos e amamos tanto, e não queremos ser firmes com eles. Amor de pais é amor que exige.

Estava perdendo o controle da situação, e agora o que fazer? Procurei descobrir o que estava acontecendo, percebi que  os filhos são muito inteligentes, eles captam tudo muito bem, e sabem manipular  os pais, sabem dos seus pontos fracos e ali eles agem para conseguir o que querem. E  tudo  por que querem atenção e limites.


Decidi fazer a noite da família, escolhi uma noite da semana onde por uma hora e meia à duas horas, fizemos  uma reunião famíliar. Essa reunião familiar, é um momemto agradável, onde todos  os menbros da família se sintam bem. Na noite da família, seguindo o meu exemplo, que li uma vez num livro, começamos falando sobre:  O que é a família? O que queremos da nossa família? Como queremos que seja a nossa família? O que cada um de nós pode fazer por nossa família? 

Todos participam,  falam e interagem, depois fizemos um declaração de missão familiar, baseado no que todos decidirem que seja a família. E depois vem a parte mais divertida, a  hora mais esperada pelas crianças, a hora da brincadeira. Fizemos brincadeiras bem divertidas, e ali percebemos muitas coisas da nossa família, e vamos mudando isso com o amor e diálogo,  e melhor brincando.

Numa das nossas noites da família, na hora da brincadeira,  brincamos com o jogo:  a pizzaria maluca, percebi que ao estar perdendo minha filha, começou a se irritar, e agir com desrespeito e indelicadeza. Aproveitei a oportunidade,  em meio a brincadeira, expliquei-lhe que temos de respeitar as pessoas, e  agir com modos, ser gentil, e que as vezes se ganha e as vezes se perde. Da para observar muitas coisas, que  fazem  toda a diferença na nossa família, e no futuro dos nosso filhos. Sem contar as vezes em que choramos, e curamos nosso traumas, e dores ali mesmo, no melhor lugar, onde poderíamos estar, em nossa família.

Colocar a família em primeiro lugar, pode exigir tempo, que deixe a tv, e todo o resto de lado, desligue tudo, e fique só com a família, como se fosse a única coisa que existe. Mas com certeza será o melhor, e maior investimento, que podemos estar fazendo para o nosso convívio familiar, para os nossos filhos, para o universo, para a geração do amanhã.

O futuro do amanhã depende dos nosso filhos. Hoje o que temos visto neste mundo? Olhe a sua volta, o que vêmos é violência, jovens em grupos chutando um ser humano até a morte; escolas de ensino que deveríam ser um lugar maravilhoso, um lugar bem estruturado, com pessoas preparadas, e aptas para dar uma qualidade de vida, e nada disso acontece, é só bulings, drogas, falta de preparação, as pessoas que cuidam da segurança do povo, a maioria  totalmente desqualificado, agridem com violência, parecem estar descontando  suas raivas em quem aparecer na frente, completamente desequilibrados, famílias destruídas por brigas violentas que por sentimentos de ciúmes são capazes de matar,  violências com crianças, e a própria mídia que parece ficar feliz com as muitas trágicas notícias que competem para ver quem  mostra mais.

Um futuro melhor depende muito do hoje, das nossas crianças, nossos filhos, nossa família. Resgate a sua família,  talvés o seu filho, que tem andado tão afastado, só queira um tempo pra estar juntos, sem nada falar, ou para conversar, receber um abraço, ouvir você dizer que se importa com ele. Talvés, a mãe dessa família, que esta com depressão, esteja querendo só um pouquinho da atenção de vocês, queira ouvir do marido, que ela é importante, que a sua comida é maravilhosa, e nem precisará mais de remédios para depressão. O pai queira apenas relaxar, se sentir bem, sem ser cobrado, ter momentos agradáveis com a sua famíla, e então vai viver e fazer melhores trabalhos. A criança menor, queira um pouco de espaço, para aprender a expressar seus sentimentos, e entender que é assim e ta tudo bem.

Faça a diferença, cultive o amor, dê a prioridade de colocar a sua família em primeiro lugar,e com certeza você e sua família viverão mais felizes, e livres, sem limitaçõeas que dificultam  o progresso da vida.
Faça a sua noite da família também.Um dia, seu filho, vai fazer isso com os filhos dele, e dizer:  Meus pais, fizeram isso comigo, e relatar os benefícios, que resultaram  da noite da família.   O  amor puro e verdadeiro, capaz de curar, toda e qualquer ferida da alma humana.

Como fazer a noite da Família?

  • Escolha uma noite da semana em que todos poderão participar
    Exemplo: Terça-feira
  • Escolha um Horario
Exemplo: 20 horas da noite, até as 21:30 horas
  • Escolha um local para realizar a sua reunião
    Exemplo: Na Sala de Jantar
  • Escolha o assunto  da Reunião
    Em caso de 1ª reunião, fale sobre: O que é a Família? O que vocês querem que seja a  nossa família? Faça com que todos falem sobre isso, cada um escreva, como quer a sua família,   depois entrem em acordo sobre isso. Façam uma frase, ou um desenho, e coloquem em um lugar da casa que sempre lembrem vocês da missão da família. Exemplo: Nossa Familía anda juntos olhando num mesmo objetivo. Na nossa família nós nos respeitamos e nos amamos. Nossa Família é um lugar bom de se viver.Etc...
  • Escolham falar de assuntos importantes para a família
    Assuntos da semana  que segue, ou algo importante. Exemplo: Lembrar do aniversário da Vovó, Não rir, mais do mano, já que ele falou que se sente triste e com raiva quando fizemos isso. Quem vai recolher o lixo, essa semana. Cada um vai colaborar com a mamãe, arrumando suas camas e seus quartos. Etc...
  • Escolha uma brincadeira para fazer
    Fazer uma brincadeira onde  todos brinquem pra valer. Exemplo: A dança da cadeira, Stop, Pizzaria Maluca, Gata Sega, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Brincadeiras que você invente, como por exemplo: Peça para cada membro da família, pegar 3 objetos que goste muito, e falar o que representa para ele, esses objetos. Depois que todos  compartilharam, reflitam sobre isso.Etc...
  • Escolha falar sobre como foi  a reunião para cada umFaça desse momento, algo para criar intimidade e aproximação. Digam o sentimento que estão sentindo, respeitem-se e se ajudem. Se abraçem, chorem, riam muito, mas deixem sair o que tem que sair, sejam naturais. Exemplo: A mãe diz: Fiquei tão feliz, e já começa chorrar, os filhos e o pai abraçem-na, curtam esse momento. O Filho adolescente diz: É um saco,  eu não gostei, não quero fazer isso. Ouçam ele, deixem que se expresse, a reunião é para isso. O que poderiam fazer para que ele se sentisse melhor? Ensinem valores,  que mesmo que não gostamos de  certas coisas é bom para nós e vamos fazer. O contato de abraços e beijos, de sentir o outro é muito importante. Não julgue, apenas haja com o coração. O filho pequeno não para quieto, e só quer a brincadeira, aproveite para ensinar-lhe, da importância das outras coisas que vem antes da brincadeira. Façam brincando e com amor
  • Escolha finalizar a reunião, com uma oração diferente, do que tem sido as suas orações
    Exemplo: De mãos dadas, todos de pé, agradeçam por 3 coisas do seu dia, pergunte se todos podem agradecer pelas coisas que os demais falaram, e agradeçam por todas as coisas. Escrevam 5 coisas que querem pedir perdão. Percebam a importância de se perdoar, e perdoar aos outros. Se queremos o nosso bem, então não fiquemos presos aos outros por magoas ou desejos de vingança.  Peçam pela saúde daquela pessoa querida, os outros são continuidade nossa.
  • OBS: Pais usem de criatividade, não desistam jamais e estejam a frente.
    Não deixem que os filhos, se disperçem em outras coisas, mas que fiquem presentes e interagindo.  Desliguem tudo, e fiquem só com a família. As vezes pode parecer difícil, mas depois,  vão ficar ansiosos para que chegue logo a noite da família.. Surpeendam, anunciando que na próxima semana, no dia tal, e em tal horário, a família de vocês começará a Noite da Família, que é algo bem legal, e tem até brincadeiras, deixem-os curiosos, mas não contem nada antes

Boa noite da família para vocês também.
Se você decidiu fazer a noite da família, me comunique eu ficarei feliz em saber.

Idinéia Romitti
Terapeuta Renascedora
E-mail: idineiaromitti@gmail.com

2 comentários:

Tânia disse...

Amei a sua sugestão, vou fazer e já enviei para algumas amigas que também estão precisando de uma ajudinha com os filhos. Um forte abraço

Idinéia Romitti disse...

Olá Tânia, que maravilhaaaa!
Muito bom! Um forte abraço!
Namastê!