FALE COMIGO



O SLOGAN DO ESPAÇO RECRIE-SE
"RECONHEÇA-SE COMO CRIADOR DE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA RECRIAR EM SUA VIDA"


O Comprometimento dos filhos Adolescentes na Família

O verbo comprometer significa "fazer promessa com" ou seja, empenhar-se. Agimos comprometidos porque temos confiança no outro, valores em comum, uma causa em comum.  Quero hoje falar dos  filhos adolescentes que não se comprometem com nada ou quase nada. Com quem? ou o que estão comprometidos? São responsáveis pelos compromissos consigo próprios e com os outros?  Será que acreditam que ter responsabilidades e compromissos é só para os pais? Os adolescentes tem vínculos com a família, mas não se comprometem com ela.
  O que esta acontecendo com os filhos de hoje? Parece que estão apenas de passagem em seus lares, sem se comprometer com absolutamente nada que seja de interresse comum, como manter a família. Os filhos adolescentes tratam os pais como se fossem seus empregados, desrespeitam com palavras grosseiras e atitudes violentas, não se comprometem com a família sendo ajudadores. Não tem carinho e amor pelos menbros de sua família, não sabem e nem querem saber o quanto custa manter uma família, não tem compromissos diante de seus pais nem mesmo de cuidar de seus próprios quartos que transformam numa verdadeira bagunça. Não se comprometem nem consigo próprios Reclamam de tudo, da comida, da casa, dos pais, dizem não querer a família, mas dependem dela para viver. Parecem estar envolvidos apenas no materialismo, aos  pais é difícil  educar, exigir respeito e comprometimento.
Os pais ensinam seus filhos e desejam que tenham interresse de criar o melhor lugar do mundo, a família, , amando-se ums aos outros, tendo respeito, admiração e zelo,  pois é ai que começa a grande preparação para a vida lá fora. Nos relacionamentos, no trabalho, na escola, em todo e qualquer lugar depende muito de como o indivíduo é na família, mas os filhos não confiam em seus pais, os acham caretas e quadrados, mas careta mesmo é essa atitude de vítimas que os os filhos tem para com os pais, se aproximamdo deles com um gesto manso apenas por interresse, para obter algo material, que satisfaça seus desejos. Os filhos de pais separados  fazem  jogo de poder, por interresse para obter alguma coisa, fazendo chantagens emocionais, brincando com os sentimento dos pais para ver quem dá mais. O que esta acontecendo com os jovens adolescentes amam mais o materialismo do que a família?
Os pais relatam a relação com os seus pais, os amam, tem  respeito e admiração por eles, jamais questionavam sobre algum assunto, sabiam que eles estavam certos e lhe deviam obediência e respeito, eram comprometidos com eles, ajudando-os em tudo o quanto fosse necessário, eram gratos a eles por tudo. Só pelo fato de ter lhes dado a vida  faziam mais do que lhe era pedido. Tinham um interresse comum, que era manter a família, através da  união, do amor, da paz, do financeiro e zelavam pelo bom andamento dessa instituição que era sagrada a eles, a família. E hoje com seus filhos não tem acontecido a mesma coisa.
Jovens adolescentes valorizem seus pais, respeitem  o que eles fazem, sabem o que é melhor, eles são experientes, sejam gratos a tudo que suas mães fazem, a comida gostosa que vocês não sabem nem fazer e o que precisa para fazer, que vai além do tempo e dos mantimentos, vai ai um ingrediente especial que é o amor, a dedicação, sempre fazem o seu melhor. Sejam gratos pelo simples fato de seus pais o terem trazido ao mundo. Pense nas roupas que você usa, alguém lava, passa, dobra, guarda e faz com muito amor, pense na sua cama limpinha e agradável, no sustento que seus pais te dão. Pense em seus pais, ou nas pessoas que compõe a sua família, quantas coisas que eles fazem por você? E você faria isso por eles?  Desde que você levanta de manhã até quando você vai dormir a noite, quantas coisas são feitas para você?  E você faz a sua parte comprometendo-se?  Ou ainda você se acha no direito de acusar, julgar e chantagear seus pais e família?
Jovem adolescente o futuro esta em tuas mãos, seja o ser especial que seus pais trouxeram ao mundo, trate seus pais com respeito, ame-os,tenha carinho por eles e por sua família, procure saber mais de seus pais, ouvindo o que eles tem a te ensinar, ouça os mais velhos e se comprometa com sua família,   zelando pelo bem de todos. Comprometa-se com Você em primeiro lugar, fazendo o que cabe à você como menbro familiar, depois comprometa-se com o bem comum que é a sua família. Pelo simples fato de seus pais o terem trazido ao mundo você já deve todo respeito, adimiração e gratidão. Afinal trouxeram ao mundo o futuro do amanhã.
Jovem adolescente terá um futuro brilhante e será merecedor das melhores coisas da vida se plantares as sementes certa hoje, o comprometer-se de coração aberto.
A todos os filhos adolescentes que aqui se identificarem, reavaliem seus comportamentos e não sejam  rebeldes chamando a atenção de seus pais para conseguir mais materialismo, com a desculpa, que querem apenas ser amados. Seus pais o amam muito, mais do que imaginam, e querem o melhor para vocês, os pais tem um amor exigente para com seus filhos para que sejam as pessoas mais vencedoras, felizes e de bem com a vida.
Comprometam-se com suas famílias, ouvindo, obedecendo, respeitando as decisões dos mais velhos, fazendo algo por sua família e estará fazendo o melhor  por Você.

Um abraço!
Idinéia

2 comentários:

Anônimo disse...

Presisamos de mais exemplos como o seu Idineia... Os pais precisam ter mais orientação pois a educação de nossos filhos é muito importante. Vão ser eles no futuro que serão os responsáveis por construir um mundo melhor.
Nossos adolescentes estão muito envolvidos com este mundo capitalista e os pais estão bastante perdidos e já não sabem como cobrar devidamente uma educação que seja mais eficaz.
Achei excelente seu blog!
Parabéns
Andréia Albuquerque - São Paulo

Idinéia Romitti disse...

Obrigada Andreia!
Precismos como pais ser fortes para ensinar e dar exemplo que a maior riqueza é Ser e não Ter. O ter faz parte e é bom, mas Ser é a única coisa que temos de verdade.
Namastê!